Resenha: A Pequena Loja de Suicídios

A Pequena Loja de Suicídios é o tipo de filme que todo mundo deveria assistir. Não por ser um clássico cinematográfico, ou por estar numa daquelas listas de “1000 Filmes para Assistir Antes de Morrer” (há!), mas por ser uma obra prima com um enredo tão encantador que merece ser vista.

Le Magasin des Suicides é uma animação francesa do diretor Patrice Leconte, e se passa numa época sombria da França, onde há um certo tipo de epidemia entre a população: todos extremamente depressivos e acabando com suas vidas o tempo todo. Pensando nisso, um casal decide abrir uma loja com artigos suicidas, como cortas, venenos, etc., e oferecendo “consultoria” sobre o melhor jeito de morrer, dependendo do gosto do cliente.

screenshot_00008

Tudo ia bem (mal) até que a família ganha um novo membro; o garotinho nasce sorridente e brincalhão, como é possível uma coisa dessas? Talvez quando crescer melhore.

O garotinho cresceu e não melhorou, continuou sendo a ovelha negra da família, sempre muito educado e positivo. Cansado de ver as pessoas tristes, ele se junta com seus amiguinhos para tentar – tentar! – fazer da França um lugar melhor.

le-magasin-des-suicides-poster-2

É engraçado como A Pequena Loja de Suicídios consegue fazer uma crítica social tão impactante, com um tema tão pesado se tornar algo delicado e bonito, tão gostoso de se assistir, por vezes até, ironicamente, leve. Pessoalmente, eu tinha vontade de assistir a esse filme desde 2012, seu ano de lançamento, porque achei a proposta interessante, mas obviamente, foi difícil de ser encontrado, o tempo passou e eu desapeguei do filme, até que ontem, por acaso, “zapeando” num site para downloads, achei o filme!

O motivo dessa resenha: criei durante anos uma expectativa imensa na animação, e ela ainda assim, conseguiu me surpreender.

(Vou deixar aqui a dica do site onde achei. É só ir em “comédia” ou digitar o nome do filme no campo de buscas)

Anúncios

Um comentário em “Resenha: A Pequena Loja de Suicídios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s