Tudo o que você precisa saber sobre o Cable

Quem já assistiu “Deadpool” deve ter ficado intrigado com a afirmação do Mutante Tagarela na cena pós-crédito do filme, na qual ele revela que o vilão da sequência será o Cable. Mas quem é Cable? “Um viajante do tempo, com braço biônico e cabeça chata”, como diz Deadpool, mas isso é muito pouco para conhecer o personagem. Neste artigo você verá as principais informações sobre ele e ficará por dentro para assistir a sequência sem preocupações.

Cable tem feito parte dos quadrinhos dos X-Men por um bom tempo, mas só agora terá a oportunidade de aparecer nos cinemas pela primeira vez. Na continuidade louca, confusa e paradoxal na linha temporal dos X-Men, a história de Cable é ainda mais insana e complicada do que você pode imaginar, mas fique tranquilo. Aqui você vai saber tudo o que precisa sobre ele… Ou o mais essencial.


Ele é filho biológico de Scott Summers e Jean Grey… Mais ou menos

cyclops-and-jean

Durante uma missão no espaço sideral, Jean Grey faz um sacrifício para salvar o resto da equipe de radiações mortais e, no processo, acaba se unindo à Fênix, a famosa entidade cósmica que possui sua mente, fazendo-a confrontar os X-Men. As mentes de Jean e Fênix travam um duelo interior resultando na auto-destruição da Fênix e, eventualmente, da própria Jean Grey.

Pouco tempo depois, Scott Summers/Ciclope, conhece Madelyn Pryor, que tem uma notável semelhança com Jean. Os dois se apaixonam e se casam. Após não muito tempo, Madelyn dá à luz um filho, chamado Nathan Christopher Summers. Que, futuramente, torna-se Cable, o caçador viajante do tempo.

Logo após o nascimento de Nathan, Jean Grey reaparece, fazendo com que Scott abandone sua família. Isso desencadeia uma série de eventos que terminam numa terrível situação: Madelyn é, na verdade, um clone de Jean Grey. Ao saber disso, seus espíritos se enfurecem, criando uma entidade demoníaca que luta contra os X-Men. Na batalha, Madelyn acaba se ligando telepaticamente à Jean. Em uma tentativa de matar Jean, Madelyn acaba se suicidando. Jean sobrevive à provação, mas da ligação telepática com Madelyn, nasce um instinto maternal para cuidar de Nathan. Afinal de contas, ele é tecnicamente seu filho biológico, certo?


Cable convive infectado por um vírus técno-orgânico

Cable-Xmen-

Após a morte de Madelyn Pryor, Apocalipse sequestra Nathan Summers, injetando-lhe um vírus biônico-orgânico que consome sua carne lentamente, transformando-o em metade humano, metade máquina, até que ele morra em decorrência do sintoma.

Um ser do futuro, que atende pelo nome Askani, explica a Scott e Jean que ela tem a capacidade de salvar Nathan, se eles a deixarem enviá-lo a 2.000 anos no futuro, indo a um lugar onde poderiam curá-lo. Sabendo que no presente não há cura, Scott e Jean permitem Askani a embarcar numa viagem temporal para tentar curar o pequeno Nathan.


Um de seus maiores inimigos é o seu próprio clone

Cable_vs_Stryfe

Ao descobrir que Nathan não sobreviveria ao processo de cura, Askani clona o bebê, por precaução. Durante a clonagem, Apocalipse a ataca e rouba o clone de Nathan, acreditando ter roubado o próprio Nathan.

O Clone cresce sob os cuidados de Apocalipse e, posteriormente, passa a ser conhecido como Stryfe, tornando-se um dos mais perigosos rivais de Cable. Stryfe já tentou assassinar Charles Xavier infectando-o com o vírus tecno-orgânico e causou muitos problemas para Cable, que não fazia ideia de sua existência.


Sua genealogia é confusa, estranha e complicada.

Cable-Family-Tree

Cable tem relações muito complicadas e atípicas. Quando bebê, ele é levado para o futuro por Askani, que revela-se como Rachel Summers, sua meio-irmã… ou seria irmã biológica de outra linha temporal? Confuso, não é? Em uma realidade alternativa, ela é filha de Scott Summers e Jean grey, lembram-se que Madeln Pryor é clone de Jean? Isso faz com que Cable seja filho de Jean ou Madelyn? De qualquer maneira, Rachel o leva para o futuro, onde ele é criado por novos pais, Slym e Redd.

Mas, na verdade, Slym e Redd são Scott e Jean. Enquanto estavam em lua de mel, Scott e Jean têm sua consciência levada ao futuro por Askani/Rachel Summers, onde eles encontram novos corpos para habitar e criam Nathan até seus 12 anos de idade. Claro, Slym e Redd nunca revelaram a Nathan que eram seus pais verdadeiros.

Quando adulto, Cable viaja de volta ao século 20 e confronta Ciclope por deixar Askani levá-lo ao futuro. Nessa época, Scott e Jean ainda não haviam se casado ou viajado ao futuro para criá-lo, então Ciclope não fazia ideia do que estava acontecendo, ele não conhecia Cable – ainda. Após tomar conhecimento do ocorrido, memórias reprimidas vêm à mente de Scott e ele explica ao filho como foi difícil tomar essa decisão, assim Cable acaba perdoando o pai, em tempo de assistir seu casamento com Jean grey. Não é tão estranho quanto parece, nesse caso, Jean torna-se sua madrasta.

Sim, é muito complicado, como já disse Deadpool: “essa linha temporal em X-Men é muito confusa.”


Ele é o arqui-inimigo do Apocalipse

148605-81262-apocalypse

Se a árvore genealógica dos Summers já é confusa, adicione o Sr. Sinistro para piorar. Sinistro foi um geneticista mutante com um péssimo histórico ao lado do Apocalipse, e queria vingança. Para derrotar Apocalipse, Sinistro tentou criar, inúmeras vezes, o mutante mais poderoso… Então ele faz de tudo para unir Scott e Jean em um relacionamento, sabendo que seus herdeiros teriam um poder inigualável.

Após a morte de Jean Grey, Sinistro usa seu DNA para criar um clone, nomeado Madelyn Pryor. Após o nascimento de Nathan, Scott abandona sua família para retornar aos X-men. É Sinistro quem revela à Madelyn que ela não passa de um clone de Jean Grey, usada apenas para gerar o “Mutante Perfeito”. Sinistro sequestra Nathan e o expõe a diversas experiências durante meses, mas o bebê é resgatado por Ciclope.

Sinistro tinha planos de sequestrar o bebê novamente, mas ele era tão poderoso que despertou o mais antigo dos mutantes: En Sabah Nur, o Apocalipse. O que é irônico, já que Cable foi concebido para aniquilar Apocalipse, e Apocalipse o invenena com o vírus técno-orgânico antes que Sinistro pudesse sequestrá-lo, de novo.

Destruir Apocalipse é, basicamente, o principal objetivo de Cable. Ele viaja no tempo e, assim como Apocalipse fez com ele, ele injeta o vírus em seu inimigo, ainda jovem. Isso acaba se tornando um círculo temporal de vinganças. Só não pergunte como isso funciona, mas o mais interessante é descobrir como tudo isso se encaixa em torno de sua existência.


Ele não gosta de equipes, mas faz parte de muitas

Cable-Many-Teams

Cable é do tipo que prefere trabalhar sozinho, mas tem um longo histórico em diversas equipes. Ao voltar para o século 20, Cable forma um grupo chamado Wild Pack, mas descobre que esse nome já existia, mudando para The Six Pack, um grupo caracterizado por sua violência excessiva e rastros de carnificina por onde passava.

Após um breve período agindo sozinho, Cable torna-se líder dos Novos X-Men, sucessores dos alunos de Charles Xavier. Percebendo o potencial dos Novos Mutantes, ele os recruta em sua cruzada contra Stryfe e batiza o grupo como X-Force. O Universo Cinematográfico dos X-Men pode se expandir com mais filmes sendo planejados, e ainda há a ideia de um filme da X-Force, então há uma grande chance da participação do viajante do tempo em novos projetos, quem sabe veremos um embate entre Cable e Apocalipse…


Ele é uma figura paterna para a mutante Messias

mess

Após o grande evento no qual a Feiticeira Escarlate removeu os poderes da maioria dos mutantes, uma nova mutante nasce. Sendo considerada a Messias dos mutantes, Cable faz de tudo para protegê-la. Cuidando de Messias, Cable viaja através do tempo, de época em época, para escondê-la e acaba se afeiçoando, criando-a como uma filha, batizando-a como Esperança.

Cable é bem sucedido treinando Esperança até sua adolescência, estágio em que decide transportá-la de volta ao presente, mas descobre que há uma invasão de sentinelas vindas do futuro.

Após liderar uma equipe em uma missão no futuro para destruir a fonte das sentinelas, o Molde Mestre, o único caminho para o passado começa a se deteriorar, sendo impossível ser aberto por entidades orgânicas. Desistindo de sua resistência psíquica, que mantém o tecno-vírus sob controle, Cable acaba se tornando inteiramente tecnológico, conseguindo manter a porta temporal aberta tempo o suficiente para ver Esperança e outros mutantes retornarem, então desintegra-se em metal, por completo.


Cable confrontou os Vingadores de uma só vez

Cable-vs-The-Avengers

Posteriormente, foi revelado que Cable conseguiu sobreviver à propagação do vírus em seu corpo, mas só lhe restam 24 horas de vida. Ele foi transportado para um futuro apocalíptico, algo que deveria ter sido evitado por Esperança. Procurando por respostas, Cable descobre que aquele futuro desastroso é resultado da morte de Esperança, ferida em um acidente causado pelos Vingadores.

Em suas últimas horas de vida, Cable volta para o presente com um único foco: proteger Esperança e deter os Vingadores. Em seu ódio, ele confronta o Falcão, Capitão América, Homem de Ferro e o Hulk Vermelho de uma só vez, pronto para matá-los, mas seu pai e sua filha, Ciclope e Esperança, conseguem dominá-lo fazendo com que ele fique em trégua com os Vingadores.

Forçando seus poderes, Esperança torna-se capaz de absorver e dispersar o vírus de Cable, completamente. Cable conta a Ciclope sobre o destino de Esperança, fazendo-o prometer que continuará a protegê-la.


Ele é um dos mutantes mais poderosos, mas raramente demonstra seus poderes

eye

Os poderes psiônicos de Cable são, indiscutivelmente, os mais poderosos de todo o universo dos X-Men. Infelizmente, a maior parte de sua energia é concentrada em manter o vírus sob controle. E o vírus ainda lhe dá a habilidade de interagir com máquinas e quaisquer aparelhos eletrônicos. Vindo do futuro, ele ainda possui inúmeros gadgets high-tech, permitindo-lhe teletransportar-se através do tempo, além de um arsenal de armamentos.

Seus poderes telepáticos são tão grandes que lhe permitem criar um estado de utopia em toda a Terra. Apesar de terem suas necessidades satisfeitas pela utopia imposta, alguns heróis cresceram com muito desconforto nessa realidade, temendo que Cable não fosse benevolente por muito tempo, dada a sua fama violenta.

Cable já confrontou até mesmo o Surfista Prateado, um dos personagens mais poderosos de todo o universo Marvel. Durante a batalha os dois causaram uma imensa destruição, e com seus poderes, Cable se concentrava em reconstruir tudo ao seu redor e derrotar seu oponente, mas acaba sendo derrotado, mas ainda conseguiu destruir a prancha do Surfista, a fonte de seus poderes. Após a derrota, Cable pediu ao Deadpool para lobotomizá-lo, diminuindo sua própria capacidade telepática. Mais tarde, ele consegue reparar seus danos com tecnologia, mas com um nível de energia reduzido.


Ele tem uma longa história com o Deadpool

Deadpool-cable

Cable e Deadpool têm um longa história juntos, por isso faz sentido sua aparição na sequência do mercenário brincalhão. A série “Cable e Deadpool” foi comercializada por quatro anos, alcançando o top 10 de todos os tempos da Marvel, mas, apesar da popularidade, a série encontrou problemas para manter sua equipe criativa.

O diferencial de “Cable e Deadpool” é que com a presença de Deadpool, zoando e fazendo piadas a todo instante, há um contraste com a personalidade extremamente séria de Cable. No início eles são inimigos, mas com tempo tornam-se grandes amigos, ao ponto em que Cable confia a Deadpool a tarefa de fazer uma cirurgia em seu cérebro.

Cable transitou em diversos arcos dos quadrinhos da Marvel e, claramente, é uma excelente adição para qualquer filme… seja em “Deadpool”, “X-men” ou até mesmo uma participação em “Os Vingadores”.

E você, é fã do Cable? Há alguma trama em especial que gostaria de ver adaptada para o cinema? Não esqueça de deixar uma sugestão nos comentários.

Fonte: Screen Rant

 

Anúncios

2 comentários em “Tudo o que você precisa saber sobre o Cable

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s